terça-feira, 29 de junho de 2010

Kart for friends



Domingo 27 de junho, depois de assistir o Grande Premio da Europa de F1 em Valencia - Espanha, peguei a BMW F800GS com minha mulher na garupa e caí na Rodovia Raposo Tavares em direção ao Kartódromo Internacional da Granja Viana - Cotia - SP. Às 12:30hs o Guto (filho do meu amigo José Luis, outro piloto de slot da velha guarda) participaria de mais uma etapa do campeonato amador Kart for friends.

Quando chegamos quem estava correndo era a sua namorada (com o Guto na foto acima), numa bateria promocional só de garotas.


Logo em seguida iniciou a tomada de tempo e o kart do Guto não rendia nada! Ficou entre os últimos do grid. Ele poderia ter solicitado a troca do kart e saido dos boxes, mas ficou com receio de ser pior e largou assim mesmo.



No miolo ainda rendia melhor o kart mas na reta parecia um pipoqueiro...

 Vejam abaixo meu semblante de satisfação com a máquina que deram para o Guto... Chegou em 17º de 20 competidores (e ainda levou uma advertência), que fazer, fica para a próxima.



Obs: Há cerca de 2 semanas não consigo fazer upload pela meu modem USB da VIVO. Sou obrigado a aguardar para fazer o upload pela NET do escritório. Se continuar assim vou mudar de operadora.

Quem conhece...

Nesta última sexta-feira, 25 de junho, enquanto a maioria dos brasileiros assistia o jogo do Brasil contra Portugal, eu me preparava para ir na Shelby andar com meus slots. Fico devendo fotos, mas como vocês sabem, lá não é possível fotografar.

Comecei na pista do térreo, onde não tem cordoalha imantada, com uma bateria de Porsche 934 da Ninco (o mesmo do post "Antes de mudar de assunto"). Escolhi a fenda amarela, e depois de 20 minutos cravei 9,4381s na melhor volta. Foi uma tourada controlar o modelo; ele é alto, sem pesos e os pneus teimavam em rodar em falso nas aceleradas de saida de curva. Na próxima vez vou tenter melhorar o tempo afinando melhor o carro.

Passei para a McLaren M23 Scalextric (o mesmo do post "A primeira volta a gente jamais esquece!"), mas tive que abortar a bateria pois como a fenda e a cordoalha da pista é ligeiramente rebaixada, somente uma pequena porção do guia penetrava na fenda. Para não ter que colocar espaçadores no guia, passei para outro carro.

Continuando na fenda amarela coloquei o Punto (o mesmo do post "Abarth S2000 - Protótipo - NSR") e completei a bateria zunindo e cravando 8,5821s na melhor volta. Se acertar o carro devo baixar bem esse tempo, pois tinha que controlar a aceleração o tempo todo para não "cabritar" e caso apertasse o dedo demais, saia em plena reta!

Próxima bateria e fui de McLaren F1 Ninco que deu a impressão que nasceu para essa pista. Com poucas voltas rodando por volta de 9,2575s comecei a baixar o tempo. 9,1232s acertando a entrada do curvão, 8,9833s arredondando a aceleração na curva de 180º em frente ao local de pilotagem, 8,8698s dando uma bombada de leve na saida do tunel e, 8,7612s acelerando com coragem na reta que antecede a descida do tunel. Mais que isso não deu. Foi quando o Mosca requisitou o carro para uma afinadinha... Mais uma bateria de 20 minutos, acerto o freio no 7, e 122 voltas depois, confiro a melhor volta: 8,6629s! Quem conhece...conhece.

Faltava ainda colocar a carreteira RAC argentina para rodar. A barata anda bem, mas tem a frente tão leve que sai da fenda toda hora. Decido colocar um pouco de chumbo para lastrear a frente do carro e, pimba, muda muito o comportamento e roda em 11,0380s.

Antes de ir embora, subo para a pista de réplicas, assumo a fenda lateral vermelha e passo o tempo andando com um Vanquish (Shadow) e um Porsche 550 spyder. A pista estava um pouco empoeirada e demorou um pouco para conseguir andar bem. Um bom papo com o Luis antes de ir embora e já planejo minha próxima pista a ser visitada!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Agora o projeto sai de vez!





Agora a pista de testes sai! Estamos em novas instalações e tão logo esteja tudo arrumado, montaremos a pista. Aguardem!

Pondo os argentinos para correr...



Aproveitando achegada das 4 novas carreteiras argentinas da RAC (Réplicas Automovilismo de Competicion), decidi colocar uma delas para rodar e assim conferir seu desempenho.


A eleita foi o Dodge #4 pilotado por Marcos Ciani.


Marcos nasceu em 3 de abril de 1923 na província de Rufino, Santa Fé e aos 13 anos mudou-se para Venado Tuerto.  Em 1950 ganhou sua primeira corrida de TC (Turismo Carretera) na extensa Volta de Olavarria. Faleceu aos 84 anos em 15 de julho de 2007.







Voltemos ao modelo da RAC. Quem já conhece os produtos sabe que se trata de carrocerias de lexan com um acabamento sofisticado: pintura e decals de primeira, estrutura interna que além de formar o cockpit com piloto, copiloto e direção, confere uma rigidez ao conjunto.




O sistema de fixação da carroceria é de encaixe, simples de retirar para a manutenção. O chassis desenvolvido pela RAC é do tipo universal com regulagem de entre-eixos, sidewinder e possui um imã tipo pastilha.


Minha idéia é levar o bólido na próxima ida a uma pista para testar o seu desempenho, mas como não tenho idéia de como o modelo se comporta em marcha, coloquei o Dodge para uma pequena jornada em minha pista de acertos caseira. Fiquei de boca aberta! Cofira no vídeo abaixo:

Newsletter do Jim Corley



Acaba de chegar a nova newsletter do Jim Corley com as novidades da Top Slot and Trains. O email foi escrito por Brent pois Jim anda ocupado com as mãos cheias... A scalextric já começou a distribuir o conjunto com os 2 carros, a Mercedes 300 SLR de Fangio e o Jaguar D-Type de Hawthorn, protagonistas da trágica 24 Horas de le Mans 1955.

O campeão de fórmula 1, Mike Hawthorn, venceu a prova com seu Jaguar verde (British Racing Green), primeiro carro de corrida a usar chassis monocoque, introduzindo o estilo de engenharia aeronáutica nas corridas de carro.

A Mercedes 300 SLR #19, pilotada por Juan Manuel Fangio, consagrado bólido ganhador das Mille Miglia italiana, era originada dos carros de Grand Prix com carroceria ultra-fina de uma liga de alumínio-magnésio (electron) estilo "road racer". As Mercedes possuiam um inovador freio aerodinâmico e depois do trágico acidente com o francês Levegh, a fábrica alemã se retirou da competição. Se você não conhece a história desta corrida, comece por aqui.

Robert Budano inaugura loja virtual



Acabo de ler o email do Rob anunciando o upgrade em seu site inaugurando uma loja virtual.Sou cliente há muito tempo do Budano e vou dar uma navegada na loja para ver se acho alguma coisa interessante.

Por enquanto só HO mas em breve terá outras escalas também.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Interlagos antigo - os problemas continuam...


Nesta última segunda-feira, 21 de junho, como sempre acontece, nos reunimos para andar na pista de Interlagos antiga que fica na fábrica do Beltrão em Caucaia do Alto - Cotia - SP. Há algum tempo que temos nos deparado com uma degradação na parte elétrica da pista, que tira muito do prazer de pilotar nestes 60m2 que ocupa a pista.



Pensei que os transformadores não estivessem dando conta em fornecer energia suficiente para este longo traçado. José Luis comprou uma bateria de 64 amperes automotiva e nesta segunda-feira fizemos o teste e... nada! Não é este o problema. Com os transformadores fica até melhor a energia na pista. O arquiteto Lélio, responsável pela construção do traçado, prometeu revisar os pontos de energização para a próxima semana e a bateria vai ficar para meu traçado HO.

Antes de mudar de assunto



Para completar, sobre minha ida à Monza dia 17 de junho último, foi o retorno de meu Porsche 934 da Ninco para as pistas. Este carro foi comprado na Shelby e rodei por uma ou duas vezes na pista principal da loja. Tinha intenção de participar de algumas competições por lá, mas com meu tempo cada vez mais apertado, desisti. Este carro tem a suspenção independente Proshok formada por quatro "amortecedores" com a possibilidade de troca por outros jogos de diferentes cores e dureza.


A foto acima é apenas ilustrativa, visto que meu Porsche possui pneus slick. Bem, quando coloquei o carro na pista, tive que me adaptar bastante depois de pilotar a McLaren M23 e o Punto (posts abaixo). O carro de tração traseira é alto e mais delicado nas curvas. Tem bastante potencia (motor super NC5) e nas saidas de curva devemos dosar a aceleração para não rodar em falso. Passada a impressão inicial, começo a me adaptar à pilotagem e o tempo começa a baixar. Limpo os pneus e cravo na melhor volta da bateria 8,2536s. Tento melhorar o tempo e o carro começa a atravessar nas curvas; o tempo aumenta e numa bobeira, saio no cotovelo em velocidade máxima. Quando pego o carro no chão, percebo que o aerofólio traseiro foi parar muito longe...


Finalmente, fiquei cerca de 2 horas andando e não posso deixar de registrar que a pista para réplicas da frente (bastante curta, com 5 fendas e várias curvas de baixa) se encontrava muito bem cuidada e limpa, com tudo em ordem e funcionando perfeitamente. Parabéns para o Toninho e seu filho Ricardo que a mantém com bastante profissionalismo. Pretendo voltar com algumas modificações nos carros e visitar outras pistas para comparar os rendimentos. Até a próxima!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A primeira volta a gente jamais esquece!



Aproveitei a minha ida à Monza, quando levei o Punto para passear (post anterior), para fazer um teste com um Scalextric que jamais foi retirado da caixa. Queria ver como anda um carro do jeitinho que chega da fábrica e posteriormente com os acertos de praxe.



O modelo escolhido foi uma Mc Laren M23 pilotada pelo alemão Jochen Mass em 1976.


Depois de retirado da embalagem e colocado na pista, dei algumas voltas lentas para sentir a "barata". O carro estava com um comportamento estranho. Quando acelerava as rodas giravam em falso e quando freava a traseira jogava para a direita. Um colega de fenda sugeriu limpar os pneus. Retirei o modelo da pista  e quando me dirigia para o "Jig limpador de pneus" no balcão, arrumei os contatos e... eureka! O guia estava preso. Flexionei "pra lá e pra cá" algumas vezes até sentir que seu curso estava livre, limpei os pneus e baixei o tempo para 6,8139s.


Esta semana vou dar uma afinada na barata e vamos para a pista novamente!

ABARTH S2000 - Protótipo - NSR



Quando encomendei este ABARTH da NSR há uns meses atrás, pensei somente no fato de tendo eu um Fiat Punto, seria um prazer andar com uma versão do meu carro nas pistas de slot. Não pude deixar de notar que as linhas do modelo são bem mais retas que do carro nacional, mas as diferenças não ficam só por aí: o modelo representa um carro de duas portas (inexistente aqui), os paralamas são mais largos, entrada de ar na capota e no capô, aerofólio traseiro e retrovisores recuados.

A respeito dos retrovisores uma dúvida: meu amigo Zico apontou como um erro do modelo, visto que a posição recuada é muito rara em sua opinião. Esta dúvida foi tirada com a foto do carro real abaixo.


Quando tirei o modelo da caixa, percebi de cara a qualidade mecânica e de material. A relação conta com um pinhão de latão com 14 dentes e uma coroa de alumínio aliviada com 31 dentes e 16,8 mm, fornecendo um  casamento perfeito. O motor é um King 21 EVO, 12v - 21400 rpm - 322g-cm anglewinder. As rodas são de alumínio aliviadas providas de pneus traseiros de alta aderência. O chassis extremamente flexível sustenta um berço articulado para motor e trem traseiro, e imã com 3 posições.


Levo o modelo para a pista (interlagos antiga em Caucaia do Alto - SP) e apesar dos problemas de distribuição elétrica disforme que acometeu o circuito, noto que o rodar é macio e silencioso. Poucas voltas são completadas pois os pneus traseiros teimam em sair do seu lugar! Posteriormente tento solucionar o problema passando uma fina camada de Super Bonder entre o aro da roda e o pneu, mas não pude testar o carro para ver se deu certo.

 
Algum tempo depois, resolvo levar o Punto para andar na Monza e ver como ele se sai numa pista de madeira. Retiro os inserts das rodas deixando o alumínio à mostra e depois de umas voltas de aquecimento na pista central (verde), percebo que uma vibração toma conta do carro que não consegue baixar de 12,545s. Adivinhem o que aconteceu: novamente as rodas sairam do seu lugar...


Consultei o Ricardo (filho do Toninho) que me faalou que o Super Bonder é a solução; só que com mais generosidade. Aguardamos a secagem da cola e fui novamente para a pista. Agora é outro carro. Nunca andei com uma réplica de performance tão grande. A estabilidade em curvas de baixa é incrível, ele as contorna como se fossem de alta. O torque é tão grande que temos que dosar o acelerador para aproveitar as saidas de curva sem trepidar demais e não correr o risco de descolar a dianteira e sair da fenda. O freio foi colocado quase no máximo para dar mais segurança à pilotagem nas entradas das curvas mas posteriormente reduzi para 40% pois a estabilidade é grande e tolera uma entrada de curva no limite. Baixei para 6,8852s na melhor volta, mas tenho a sensação quue com uma afinação mais correta talvez consiga entrar na casa dos 5 segundos dada a potencia que o motor tem a ofertar e não consegui aproveitar. Vou trabalhar com lastros na dianteira e atrasar a posição do imã e depois vamos testar novamente!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mais uma do Adrián Blanco



Vejam que trabalho magnífico este que o Adrián Blanco fez para a Autoslot Argentina (representante da marca SCX). Saibam mais clicando aqui.

As novidades de Jim Corley



Tenho acompanhado os produtos do Jim através da sua newsletter e além das ferramentas apresenta alguns carros novos de seu estoque. O Mustang da Pioneer, marca que ainda não conheço ao vivo, e o novo Cartrix Ferrari D-50 amarela são para mim os mais interessantes.

Adrián Blanco, simplesmente perfeito



Há tempos venho querendo referenciar o trabalho do Adrián Blanco, indicado pelo sempre atento Enorê. Hoje li pela terceira vez o post que Enorê escreveu em seu blog Bit Bytes do Esporte sobre o artista; não tenho nada para acrescentar...

Cliquem e leiam por si mesmos:

Blog Bit Bytes do Esporte - post sobre Adrián
Site Modelismo Creativo de Adrián Blanco

Gostou? No site Modelismo Creativo, Adrián possui alguns tutoriais para quem deseja iniciar-se na arte de Dioramas, Pintura, etc.

A tempo: irei a Buenos Aires no começo de 2011 para ver a largada do Dakar, junto com meu amigo Alberto Neute para depois fazermos uma viagem de moto, e fiquei de encontrar-me com Adrián para ver de perto seu trabalho.

Para deixar sua coleção HO em ordem

Quantas vezes ficamos com vontade de deixar aqueles modelos antigos da Aurora, com cerca de 50 anos, em ordem na coleção. Falta rodas, pneus ou outras coisinhas mais? Eu dei uma geral nos meus há cerca de 2 anos atrás. Comprei algumas sucatas no eBay e separei as peças que precisava. Agora você pode conseguir mais facilmente (e bem mais em conta) com as REPRO T-Jet que o Bud vende em seu site. O Robert Budano está aprimorando o site Bud's HO cars, Inc. (http://www.budshocars.com/) portanto algumas páginas irão avisá-lo que estão em construção. Faça seu pedido por email clicando aqui.

Aproveite para adquirir as carrocerias transparentes e sem pintura para suas personalizações.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A quem possa interessar...

Transcrevo aos amigos o email do Vicente e se alguém se interessar entre em contato clicando aqui:

Caro Afonso,

Sou eu o Vicente, lembra de mim?
Há seis meses trocamos emails pois eu tinha várias dúvidas.
Hoje estou montando uma pista em uma loja aqui no Rio. A Oficina do Autorama do finado Hans.
E por isso tive que importar vários itens, e agora preciso fazer caixa para pagar a obra da loja.
Seguem alguns carrinhos que tenho em estoque.
Tenho também várias pistas zeradas avulsas.
Dependendo da quantidade o frete é gratuito.

Tudo novo, mas fora da embalagem para diminuir o custo do envio.

Digitais:
Nascar #42 Montoya - R$ 129
Nascar #9 Kahne - R$ 129
Nascar #31 Caterpillar - R$ 159
Nascar #14 Old Spice - R$ 179
Nascar #18 Interstate Batteries R$ 179
Nascar #29 Reeses R$ 179
Nascar #3 Goodwrench R$ 149
F1 Maclaren - R$ 189
F1 BMW - R$ 199
F1 Ferrari - R$ 199
Aston Martin Vantage Cargraphic - R$ 169
Ferrari 550 Maranello FondMetal vermelha - R$ 179
Ferrari 550 Maranello #72 azul - R$ 179
Peugeot 908 #9 blue R$ 199


Analógicos:
Nascar #20 Home Depot R$ 159
Peugeot 908 especial 2009 R$ 169
Audi R10 # 14 R$ 169
Audi R10 #10 série especial 2010 R$219
Ferrari 360 prata R$ 119
Ferrari 550 Maranello #72 azul R$ 129
Ferrari 550 Maranello # 9 vermelha e amarela R$  129
Aston Red Bull R$ 129
Aston #63 cinza e preto R$ 129
Seat Monroe R$ 119
Peugeot 307 total R$ 109
Porsche UPS R$ 109
Porsche GT3 Cup branco R$ 109
Porsche vermelho e preto especial 2008 R$ 169

Motor RX-42B R$55

abs,

Vicente

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Chegaram mais alguns carrinhos digitais.

Nascar US Army #39 - R$ 179
Peugeot 908 #7 preto/branco/vermelho - R$ 169
Audi R10 # 10 série especial - R$ 229
Ferrari 599 Fiorano - R$ 149
Ferrari FXX amarela - R$ 189
Seat Galper - R$ 139
Aston verde - R$ 149
Peugeot 307 WRC - R$ 139
Mitisubishi Lancer - R$ 139


Chip V1 e V2 só o chip R$ 50 cada
Guia digital vermelha ou preta R$ 12 cada

Barreiras de Y - R$ 60 o par
Barreiras retas 180mm - R$ 25 cada

Tudo zerado mas sem caixa ou embalagem.

Segunda-feira em Caucaia do Alto - Cotia - SP

Não é sempre que dá para ir andar em Interlagos antigo de slot car; tem fins de semana que é tanta correria que o que eu quero mesmo é descansar na segunda-feira depois do trabalho. Mas na última, dia 7 de junho foi diferente.


Marcamos de nos encontrar na casa do meu vizinho Marcio Antonon, que mora no km 26,5 da Rodovia Raposo Tavares, antes de irmos para a pista. Marcio mostrou seu atelier recém reformado nos dizendo que está bom para fazermos uma festa lá; nós já imaginamos uma pista de HO, quatro fendas, eletrônica que meu filho desenvolveu, etc. Eheheh a gente não tem jeito...


Chegamos na pista sob um clima de inverno e o Lélio começou a esquentar os pneus.


Marcio foi conosco para conhecer a pista (direita) e o Zico (esquerda) mostrou a oficina e o "box" dos carros, enquanto eu fotografava. Levei o Chaparral Slot it e o Ford P-68 NSR, recém chegados, para testar e acabamos lendo a matéria sobre este Ford na Slot Mas, enquanto revesávamos na pilotagem.

Como sempre, acabamos a noite na Pizzaria Atobá do Beltrão, que fica no km 39 da Raposo Tavares, entrada de Caucaia do Alto. Um bom vinho italiano acompanhou o calzone tradicional de ricota. Muitas risadas e recordações, afinal nos conhecemos desde a infância, há mais de 40 anos e antes das doze badaladas, fui para casa dormir, afinal na terça-feira pego no batente cedo.

Não vai ser dessa vez que vou por em dia o blog. Isso vai ficar para a semana que vem...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ufa! Estou de volta depois de um mês super-atarefado...

... e espero poder colocar todos os assuntos em dia até o fim da semana.


Para começo de conversa, meu filho está desenvolvendo um sistema de "contador de voltas" com segundas intenções.



Depois eu explico melhor, por enquanto antecipo que a idéia é compor um campo de provas para slot cars composto de dois segmantos de pista: um circular com cerca de oito raios diferentes e uma reta bastante grande, onde os dados serão captados em vários pontos. Para cada carro será gerado um gráfico que comparado com a geometria de determinada pista auxiliará no setup e no comparativo de acessórios e/ou modificações.


O contador iria também ser usado numa pista HO que o Lineo estava pensando em montar no Kart-In. Faz quase um mês que não converso com ele e preciso passar lá para saber o motivo de ter sido desmontada a pista de HO existente.



Vou ficar por aqui, pois hoje é segunda-feira e é dia de andar na pista de Interlagos antiga que o Zico, o Lélio e o Beltrão mantém em Caucaia do Alto, Cotia, SP.