quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pondo os argentinos para correr...



Aproveitando achegada das 4 novas carreteiras argentinas da RAC (Réplicas Automovilismo de Competicion), decidi colocar uma delas para rodar e assim conferir seu desempenho.


A eleita foi o Dodge #4 pilotado por Marcos Ciani.


Marcos nasceu em 3 de abril de 1923 na província de Rufino, Santa Fé e aos 13 anos mudou-se para Venado Tuerto.  Em 1950 ganhou sua primeira corrida de TC (Turismo Carretera) na extensa Volta de Olavarria. Faleceu aos 84 anos em 15 de julho de 2007.







Voltemos ao modelo da RAC. Quem já conhece os produtos sabe que se trata de carrocerias de lexan com um acabamento sofisticado: pintura e decals de primeira, estrutura interna que além de formar o cockpit com piloto, copiloto e direção, confere uma rigidez ao conjunto.




O sistema de fixação da carroceria é de encaixe, simples de retirar para a manutenção. O chassis desenvolvido pela RAC é do tipo universal com regulagem de entre-eixos, sidewinder e possui um imã tipo pastilha.


Minha idéia é levar o bólido na próxima ida a uma pista para testar o seu desempenho, mas como não tenho idéia de como o modelo se comporta em marcha, coloquei o Dodge para uma pequena jornada em minha pista de acertos caseira. Fiquei de boca aberta! Cofira no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Bom saber. Comprei um TC moderno (Ford Falcon) mas ainda não chegou.

    ResponderExcluir
  2. Oba! Mais uma Carretera!

    O Marcos Ciani, após parar de correr, construíu um Hotel de Turismo muito famozo na região (É só procurar no Google).Hoje é sua família que toca. Tenho muitas fotos de seu tempo de carreras.
    Tenho que parar de gastar em supérfulos e começar a comprar desta miniaturas.

    Abraço.

    Pedrão

    ResponderExcluir