quinta-feira, 17 de junho de 2010

ABARTH S2000 - Protótipo - NSR



Quando encomendei este ABARTH da NSR há uns meses atrás, pensei somente no fato de tendo eu um Fiat Punto, seria um prazer andar com uma versão do meu carro nas pistas de slot. Não pude deixar de notar que as linhas do modelo são bem mais retas que do carro nacional, mas as diferenças não ficam só por aí: o modelo representa um carro de duas portas (inexistente aqui), os paralamas são mais largos, entrada de ar na capota e no capô, aerofólio traseiro e retrovisores recuados.

A respeito dos retrovisores uma dúvida: meu amigo Zico apontou como um erro do modelo, visto que a posição recuada é muito rara em sua opinião. Esta dúvida foi tirada com a foto do carro real abaixo.


Quando tirei o modelo da caixa, percebi de cara a qualidade mecânica e de material. A relação conta com um pinhão de latão com 14 dentes e uma coroa de alumínio aliviada com 31 dentes e 16,8 mm, fornecendo um  casamento perfeito. O motor é um King 21 EVO, 12v - 21400 rpm - 322g-cm anglewinder. As rodas são de alumínio aliviadas providas de pneus traseiros de alta aderência. O chassis extremamente flexível sustenta um berço articulado para motor e trem traseiro, e imã com 3 posições.


Levo o modelo para a pista (interlagos antiga em Caucaia do Alto - SP) e apesar dos problemas de distribuição elétrica disforme que acometeu o circuito, noto que o rodar é macio e silencioso. Poucas voltas são completadas pois os pneus traseiros teimam em sair do seu lugar! Posteriormente tento solucionar o problema passando uma fina camada de Super Bonder entre o aro da roda e o pneu, mas não pude testar o carro para ver se deu certo.

 
Algum tempo depois, resolvo levar o Punto para andar na Monza e ver como ele se sai numa pista de madeira. Retiro os inserts das rodas deixando o alumínio à mostra e depois de umas voltas de aquecimento na pista central (verde), percebo que uma vibração toma conta do carro que não consegue baixar de 12,545s. Adivinhem o que aconteceu: novamente as rodas sairam do seu lugar...


Consultei o Ricardo (filho do Toninho) que me faalou que o Super Bonder é a solução; só que com mais generosidade. Aguardamos a secagem da cola e fui novamente para a pista. Agora é outro carro. Nunca andei com uma réplica de performance tão grande. A estabilidade em curvas de baixa é incrível, ele as contorna como se fossem de alta. O torque é tão grande que temos que dosar o acelerador para aproveitar as saidas de curva sem trepidar demais e não correr o risco de descolar a dianteira e sair da fenda. O freio foi colocado quase no máximo para dar mais segurança à pilotagem nas entradas das curvas mas posteriormente reduzi para 40% pois a estabilidade é grande e tolera uma entrada de curva no limite. Baixei para 6,8852s na melhor volta, mas tenho a sensação quue com uma afinação mais correta talvez consiga entrar na casa dos 5 segundos dada a potencia que o motor tem a ofertar e não consegui aproveitar. Vou trabalhar com lastros na dianteira e atrasar a posição do imã e depois vamos testar novamente!

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