sexta-feira, 9 de abril de 2010

Scanner fotografa!



Depois de tentar em vão fotografar com qualidade os modelos HO, descobri uma maneira de fazer essa fotos aí de cima rapidamente:

Recreio - 6



Certo dia no Bixiga...

Você já viu isso? - 6 bis


Em tempo, achei as fotos do 4x4 (Você já viu isso? - 6) depois de restaurado. Fico devendo a foto dele completo com carroceria de Gordini Big Foot.



Equipe Celeste



Procurando as fotos para colocar no post abaixo (Você já viu isso? - 6), encontrei uma página bem humorada que fiz há uns 5 ou 6 anos atrás contando a história, ou melhor a estória da Equipe Celeste. Durante alguns anos, participamos de campeonatos na pista do Pança (Aclimação), Monza (na Rua Padre Machado) e Parolu (ainda hoje no mesmo local, mas a pista antiga era melhor). Chegamos a fazer 2 primeiros lugares (Parolu) e um segundo lugar (perdendo para o Niltinho da Hunter na Monza) em longas noturnas. Foi um tempo muito divertido... Vejam a matéria em http://www.cotianet.com.br/celeste/estorico.htm

Você já viu isso? - 6

Conforme tinha comentado com o Hiperfanauto no post Você já viu isso? - 5 abaixo, vou postar algumas engenhocas que fiz há algum tempo e hoje percebo que tem muito xarope como eu que sonhou um dia em ser um Colin Chapman ou até um Jim Hall (com seu 2J) do autorama. Confira na série Você já viu isso?

Falando em Chaparral 2J, certa vez coloquei um segundo motor menor (de TCR) com um hélice de barco para refrigerar meu motor enrolado e que aquecia demais... Não deu certo. O motor derreteu do mesmo jeito. Demorei muito tempo até pegar o macete de enrolar; a bitola do fio, número de voltas, o verniz e a amarração próxima do coletor lambuzada de araldite. Ainda tenho um destes funcionando perfeitamente (e virando muito rápido). Está montado num chassis pop e há um tempo atrás andei com ele no Toninho (na pista do meio).  Acho que tenho alguma coisa sobre estes induzidos na http://www.cotianet.com.br/celeste/Oficina.htm


Esta foi minha tentativa de fazer um 4x4 há uns 30 anos atrás. Cheguei a andar na época com essa geringonça na pista antiga da Parolu. Há uns 5 anos atrás achei uma caixa com este chassis neste estado da foto. Restaurei totalmente e hoje está na minha estante (na Granja Viana) como um "Gordini Big Foot"! Vou ficar este fim de semana em São Paulo e semana que vem fotografo e mostro como está hoje.


Este chassis estava na caixa também, mas não tive paciência de refazer. É que este foi o primeiro de uma série de dragsters e não ficou legal. O que ficou melhor foi feito com um Mura Green e longarinas de aço. A gaiola era feita com clips de papel e carenagem de um blister de escova de dentes (ou de cabelo, não lembro direito). Pintei, decorei e fui arrancar no retão da Parolu. Depois de umas 3 ou 4 arrancadas, vi que não tinha graça nenhuma, como não fazia curva, acelerava e depois tinha que ir buscar o carro atravessado na inclinada com o pessoal reclamando que eu estava atrapalhando.



Uma outra coisa que me encantava eram os chassis aliviados, motores bravos em linha e cambagem nas rodas dianteiras. Todos os carros dessa época eu restaurei e coloquei em ordem depois de 30 anos jogados no fundo da oficina...

Você já viu isso? - 5

Mil Milhas de Autorama na Race TV



Ficou bem legal a matéria. Tem umas mancadinhas nas informações técnicas, mas valeu. As entrevistas com o Poppi, Zé Ricardo, Toninho e Fernando ficaram ótimas. Assistam: Race TV, programa Race News de 8/4 ou clique aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª Mil Milhas de Autorama Paperslotcar

Quando olhei a escala de trabalho para o fim de semana da Páscoa na Cantina Roperto, reparei que estaria de folga no domingo 4 de abril. Normalmente isso significaria uma alegria por estar de folga neste domingo festivo, mas algo me incomodou: meu "plantão" seria sábado à noite, dia das Mil Milhas de Autorama Paperslotcar. Correr nem pensar, tenho que trabalhar. Quem sabe uma fugidinha rápida para assistir a largada. Planejei tudo. Iria de moto para o restaurante e lá pelas 16:45 hs. "enrolaria o cabo" até a Monza para ver a largada e antes das 18:00 hs já estaria de volta. A chuva me fez mudar de planos. Relaxei e fui direto para a pista...


Lá chegando reparei na Race TV produzindo a matéria que vai ao ar (ou será ao "cabo") na quinta-feira. Cumprimentei os amigos, bati um papo com o Fernando e fomos olhar as novidades nas vitrines da Monza.


Em dia decorrida é difícil conversar tranquilamente com o Toninho, ele (e os filhos) ficam de lá para cá o tempo todo, mas deu para lembrar um pouco de quando corria na antiga Monza (na Rua Padre Machado) há 30 anos atrás. Muita coisa mudou daquela época para cá: os cabelos que persistem ficaram brancos e as equipes cresceram (eu com 3 filhos e o Toninho com 5!).


Aproveitei que a Race TV foi para outro canto e fui fotografar o "park fermé" com os carros participantes.


Últimos retoques e vamos para o "warm up" na pista de réplicas de 5 fendas que fica na entrada da loja.


Após o treino já podíamos reparar em algumas duplas muito, mas muito contentes com o carro...


Após o sorteio de pistas, o monitor já apresentava as duplas em ordem de largada.


Pilotos em seus lugares e inicia-se a 1ª Mil Milhas de Autorama Paperslotcar!


Bem, como vocês podem imaginar, me despedi de mansinho e fui trabalhar. Como acabou a corrida? Vejam nos blogs História que Vivemos, Hiperfanauto e Paperslotcar.

sábado, 3 de abril de 2010

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32


Programa Oficial

Todas as atividades marcadas para o dia da prova, 03/04/2010.

Vistoria Técnica: - 14:00 - obrigatorio

Briefing : 16:30 - obrigatorio

A largada : 17:00

Duração : duas horas a prova

Bandeirada Final : 19:00

Premiação : 19:30

Inscrição por equipes no valor de 40 reais e todas equipes terão que ter ter dois pilotos

A inscrição poderá ser feita até o início da vistoria técnica.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32

Está chegando...



O Jim Corley acaba de mandar sua newsletter (todo início de mês tem uma nova) e comunica que já está chegando o Chaparral 2E da Slot-it. Sou fã da marca desde meus 7 ou 8 anos quando a Estrela lançou o 2C. Naquela época o custo do carro era muito alto para eu comprar e ficava babando sobre o balcão da Mobral. Até que numa das raras vezes que meu avô saiu para passear comigo, atormentei tanto que ele decidiu comprar um exemplar usado que eles tinham na vitrine; sorte minha, além de mais em conta, vinha com um motor Cox adaptado e pneus de silicone laranja. Andava muito o menino. Não consigo então ficar longe dos branquinhos, seja HO ou 1:32. O Jim escreveu que a pre-order esgotou, ainda bem que comprei o meu em novembro de 2009...


O Chaparral 2C da coleção do Pace.


Ainda falando sobre Chaparral, Jim comunicou que voltou a seus estoques o 2A da Monogram #65 e #66. Está em oferta por USD 40.


Outro carro que achei interessante (mas caro) foi o Ford P68 Alan Mann Racing Nurburgring 1967 que voltou aos estoques da Hot Slots 132 em 6 de abril. A italiana NSR costuma produzir modelos de alta qualidade. Será que devo? USD 116!


A newsletter finaliza com a chegada da nova revista Model Car Racing. Tenho acompanhado as novidades pela Más Slot que sou assinante e vou dar uma olhada no site da MCR magazine e ver se vale a pena assinar também. Depois conto o que achei. Clique aqui para o site da Model car Racing.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32


Em tempo: liguei para o Toninho da Monza e recebi a informação que às 17:00 hs os participantes irão fazer um treino e a largada será às 18:00 hs. Previsão de término para as 22:00 hs. Até lá. Vou ver a largada, pois neste sábado estou de "plantão" no trabalho e vou ter que voltar logo.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32

terça-feira, 30 de março de 2010

Essa me deu água na boca!



Cadê o Dramin...



Quem arrisca esta "enrolação"? Tô fora!

Estilo "Montanha russa"



Amigo Enorê, essa pista da empresa chinesa Artin que me apresentou é de virar o estomago, não? Eu passo.

Sem palavras



Acho melhor dar um video-game para o garoto. Correr de HO está deixando o pequeno meio tenso...

Mega G - Oportunidades



Na newsletter do Bud (www.budshocars.com) achei uma ótima oportunidade para conseguir mais 2 fórmulas Champ Car com o novíssimo e veloz chassis Mega G: ele está comercializando os carros que foram lançados no set Long Beach Grand Prix.


Até então só havia encontrado as quatro Champ cars que são vendidas avulsas.





Ainda há uma quinta Champ Car "set only" no http://www.hoslotcarracing.com/:

100º Roda de Box



Quem não tem acompanhado a RaceTV não sabe o que está perdendo. Eu sei que o Edgar fala demais, mas ainda é o mais próximo de nós, malucos por automobilismo. Neste 100º programa, Bird Clemente e Chico Lameirão comentam a São Paulo Indy 300. Espeta uma terceira e freia na zona do agrião!

Clique aqui e assista o programa.

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32

segunda-feira, 29 de março de 2010

Matou a cobra e mostrou o pau



O Enorê tinha enviado um email contando sobre o sistema Scorpius digital que permite até16 carros simultâneos na pista. Hoje ele mandou o link do YouTube acima e assisti a uma incrível pista repleta de carros! Com a palavra Enorê:

"Consegui o link no YouTube de um dos vídeos do Sistema Scorpius em pista NINCO, na Austrália, com os 16 Aüsse V8 Supercars, conforme mencionei em imeiú anterior."

Entrevista com Bruno Soldovieri da Califórnia

Acabo de ler a entrevista no blog do Enorê (http://bitbytesdoesporte.blogspot.com/ ) postado em 25 de março e achei bastante interessante. Clique aqui para ler a entrevista.

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32

domingo, 28 de março de 2010

Mil Milhas de Autorama Paperslot 1:32

quinta-feira, 25 de março de 2010

Programa para gerenciamento de corridas SCX Digital



A partir da dica do vídeo acima dada por Enorê, procurei conhecer o sistema no site do fabricante (http://www.slothobbysolutions.de/SCX_Digital_RMS_Eng/Home.html) e fiquei bastante entusiasmado. Há algum tempo tenho aliciado meu cunhado, o físico Carlos Oka, e meu filho Daniel para produzirem algo semelhante para que eu possa usar no meu SCX.

Carlos tem grande experiência em criar circuitos impressos (vive rodeado de protoboards e gravadores de EPROM) e o Daniel já criou para mim um sistema de contador de voltas sofisticado que utilizo no HO. Os dados são obtidos das células fotoelétricas por um cabo serial ou paralelo e manipulados por um código em Java. Com fotos dos competidores e dos carros, emite sons diferentes de motores a cada passagem do carro pela linha de chegada, informando quem está na liderança e melhores voltas, para não termos que ficar de olho no monitor.

Agora com esse sistema "ready-to-use" para SCX digital, as coisas ficam um pouco mais fáceis! O que é importante: conecta-se a interface diretamente na pista de ligação (sem ou com pit-stop) e no PC pela porta USB (ou serial). Agora o outro lado: o preço. SCX Digital RMS with USB Interface (129 €) mais correio (22€) o que dá cerca de R$ 360,00.

Vou pesquisar mais um pouco antes de trazer para testar.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Longo e-mail recebido...



Acabo de receber um longo e-mail de Onorê Brião que responderei aos poucos pois tem muita coisa interessante para comentar. Onorê indica este video acima das 3 Horas de Goiânia Digital e informa que "no estado de Goiás, o mundialmente conhecido Slot Cars é filiado a Federação Goiana de Automobilismo FAUGO, embora não tenhamos pistas imantadas para réplicas, mas um grupo de amigos parece disposto a investir para as competições na escala 1/32, analógicos e digitais".

Boa sorte para o grupo e avisem quando a pista estiver pronta, quem sabe vamos nos conhecer pessoalmente...

sábado, 20 de março de 2010

Atenção, muita atenção!



Essa eu não vou perder... saiba mais no blog do Paperslotcar.

segunda-feira, 15 de março de 2010

São Paulo Indy 300



Eu pensei em ir cedo para ver a tomada de tempo no domingo, mas decidi ir somente para a corrida às 13 horas. Dessa forma eu poderia ver a tomada de tempo pela TV e assistir a F1, antes de me dirigir para o Anhembi. Me arrependi. A F1 continua muito monótona e para não ficar ouvindo o Galvão Bueno falando besteira, fiquei direto na Bandeirantes acompanhando a tomada de tempo da Indy. Só depois que acabou voltei para ver a procissão em Bahrein; para não estragar meu domingo, emudeci a TV e fiquei vendo só a imagem...



Lá pelo meio dia já estava chegando no Anhembi. Tranquilamente me acomodei no setor Laranja e tomando um sorvete de tangerina, fiquei curtindo o vôo rasante dos caças, o Ed Mota entoando o hino americano e a Daniele Mercury o do Brasil. O calor estava forte e a primeira rajada de chuva veio para refrescar a arquibancada. A primeira volta com os 24 carros acelerando forte no sambódromo foi de arrepiar, mas o acidente só deu para ver pelo telão.


Quando veio a segunda chuva e a corrida foi paralizada, descemos para tomar umas cervejinhas Devassa, afinal o clima estava convidativo. Uma nota: a organização estava tão perfeita e simpática que testemunhei um bombeiro subindo toda a arquibancada com um copo de plástico só para oferecer a um espectador que tomava sua cerveja na lata e esta era proibida, sem bronca nem trunculencia, com educação!


Acabadas as Devassas, subimos calmamente para nossos lugares e assistimos mais uma hora de Indy. Curti muito a Bia Figueiredo chegando na frente das outras mulheres, afinal a suiça Simona e a americana Danika aceleram forte; só a "bela" venezuelana Milka que é café-com-leite. Queria saber o que ela pensava quando passava pela arquibancada e o povo todo se levantava e gritava; ela estava em último depois de mais uma rodada... Quando o Tony foi tocado por trás (do carro), a galera toda gritou em unissono: FDP! Foi emocionante também quando o Ryan Briscoe em primeiro não consegue fazer o "S do samba" e cede a liderança para o australiano Power. Final de prova e o Vitor Meira lavou a alma chegando em 3º e comemorando muito em frente da galera!