sexta-feira, 9 de abril de 2010

Você já viu isso? - 6

Conforme tinha comentado com o Hiperfanauto no post Você já viu isso? - 5 abaixo, vou postar algumas engenhocas que fiz há algum tempo e hoje percebo que tem muito xarope como eu que sonhou um dia em ser um Colin Chapman ou até um Jim Hall (com seu 2J) do autorama. Confira na série Você já viu isso?

Falando em Chaparral 2J, certa vez coloquei um segundo motor menor (de TCR) com um hélice de barco para refrigerar meu motor enrolado e que aquecia demais... Não deu certo. O motor derreteu do mesmo jeito. Demorei muito tempo até pegar o macete de enrolar; a bitola do fio, número de voltas, o verniz e a amarração próxima do coletor lambuzada de araldite. Ainda tenho um destes funcionando perfeitamente (e virando muito rápido). Está montado num chassis pop e há um tempo atrás andei com ele no Toninho (na pista do meio).  Acho que tenho alguma coisa sobre estes induzidos na http://www.cotianet.com.br/celeste/Oficina.htm


Esta foi minha tentativa de fazer um 4x4 há uns 30 anos atrás. Cheguei a andar na época com essa geringonça na pista antiga da Parolu. Há uns 5 anos atrás achei uma caixa com este chassis neste estado da foto. Restaurei totalmente e hoje está na minha estante (na Granja Viana) como um "Gordini Big Foot"! Vou ficar este fim de semana em São Paulo e semana que vem fotografo e mostro como está hoje.


Este chassis estava na caixa também, mas não tive paciência de refazer. É que este foi o primeiro de uma série de dragsters e não ficou legal. O que ficou melhor foi feito com um Mura Green e longarinas de aço. A gaiola era feita com clips de papel e carenagem de um blister de escova de dentes (ou de cabelo, não lembro direito). Pintei, decorei e fui arrancar no retão da Parolu. Depois de umas 3 ou 4 arrancadas, vi que não tinha graça nenhuma, como não fazia curva, acelerava e depois tinha que ir buscar o carro atravessado na inclinada com o pessoal reclamando que eu estava atrapalhando.



Uma outra coisa que me encantava eram os chassis aliviados, motores bravos em linha e cambagem nas rodas dianteiras. Todos os carros dessa época eu restaurei e coloquei em ordem depois de 30 anos jogados no fundo da oficina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário