segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tudo parecia uma quinta-feira qualquer...

... quando ao final do expediente dou uma geral nos e-mails e lembro que o Fernando da Spades está promovendo mais uma reunião de lançamento no Bar do Santa. Desta vez é a "My Beauty Queen", uma Harley-Davidson customizada com largos pneus dianteiros que você pode ver em http://afonsoroperto.blogspot.com/2010/07/my-beauty-queen.html. Como ainda tenho cerca de 4 horas livres decido andar de slot antes de me dirigir para o Rua Fidalga.

No sábado anterior, 24 de julho, durante o Rally anual da Shelby, fiquei de levar para o Luis as 8 carreteiras argentinas para ele ver, então liguei para o Rogério para checar se estaria por lá. Negativo; o Luis não iria. O Mosca aproveitou para me convidar a andar na pista superior do rally, pois somente iria desmontar na segunda-feira dia 2 de agosto. Fiquei tentado, mas declinei, pois não tenho carros desta categoria para avaliar a pista satisfatoriamente. Posteriormente vi que o Fernando Hiperfanauto no seu Blog http://hiperfanauto.blogspot.com/ publicou o post "TIRANDO A FERUGEM DOS DEDOS" onde descreve muito bem essa experiência.

Como estou precisando de uma pista SCX digital para completar meu circuito, decido ir para a Monza, pois sei que o Toninho tem uma boa variedade desta categoria. Para andar, a Mc Laren M23 e o Viper da Scalextric,  o Shadow da Vanquish e o Punto da NSR.


Comecei  colocando o Shadow na pista vermelha. Este carro anda suave e rápido em pistas caseiras mas na Monza (pista da frente) ele voltou a apresentar o mesmo problema que na Shelby (pista superior): os pneus traseiros rodam em falso. Quando andei na Shelby atribuí o problema à sujeira excessiva na pista (ver http://autoramabr.blogspot.com/2010/06/quem-conhece.html); estava errado. O sistema de diferencial no eixo traseiro faz com que uma das rodas traseiras ao perder ligeiramente a tração, receba todo o torque do motor o que a faz girar em falso em alta rotação, não retomando mais o grip necessário! O Toninho e o Poppi bem que avisaram: para andar bem teria que colocar eixo rígido na traseira... Rodei cerca de 57 voltas, sendo a melhor em 10,103s quando a roda treaseira esquerda resolve seguir uma trajetória própria o protótipo sai rolando pela pista. Fora o retrovisor que foi recolhido e guardado, o carro nada sofreu.

Coloquei o F1 Mc Laren M23 na pista e depois de 108 voltas não consegui baixar de 7,6071s na pista vermalha. Como na pista central já tinha conseguido 6,8139s, atribuí o fraco desempenho à pista vermelha (extremidade).

Bem chegou a hora de checar a performance do Viper com e sem pneus de silicone. Após 113 voltas com pneus originais e melhor volta em 8,5861s, coloco os pneus Scalextric de silicone e em apenas 15 voltas baixo o tempo para 7,5518s  apesar da trepidação. A partir daí  o carro começou a perder rendimento. Noto que o pneu laceou e as rodas giram em falso. O Poppi me disse que teria de colar os pneus, pois os de silicone costumam lacear mesmo, só que já era tarde deveria ter colado antes de usar...Ehehehe dancei!

Die mais umas voltinhas com o Punto e fui para o Bar do Santa conhecer a "rainha".

2 comentários:

  1. Oi Afonso tudo bem,

    Nada melhor do que uma quarta ou quinta feira para tirar a ferrugem dos dedos.
    Pista só para a gente deitar e rolar, sem aquela de principiante saindo da pista e gritando "para a vermelha".
    Qualquer quarta ou quinta destas pinto la na MONZA.

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