quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Autorama Digital - 2



Os vários sistemas digitais desenvolvidos pelas fábricas são incompatíveis entre eles; possuem protocolos e codificação diferente. Antes de decidirmos qual sistema adotar devemos levantar os prós e contras de cada um. Você também não poderá rodar seus antigos carros analógicos numa pista digital pois os novos carros terão que ter um chip de controle e possivelmente custarão mais caro! Mas os princípios de manutenção e acertos dos carros continuarão os mesmos pois continuarão governados pela voltagem controlada pelo acelerador do piloto. Alguns fabricantes permites que upgrades de antigos carros possam ser facilmente feitos com kits de conversão.

Fundamentos do sistema digital

Os componentes do sistema digital são os mesmos do sistema análogo, convencional: fonte de energia (transformador), pista de ligação, controladores (aceleradores), pista e carros. O transformador é bem semelhante ao tradicional mas o restante possui diferenças bem grandes entre os sistemas.



A pista de ligação é um elemento sofisticado e computadorizado. Ela distribui a energia pelos trilhos da pista como se fosse uma só e com o máximo de energia a todo tempo. 




O acelerador no sistema digital tem um botão extra acionado pelo polegar com a função de troca de pista. Pode ainda agregar outras funções: setup, pitstop (SCX), etc. Uma curiosidade é que no controlador digital, a energia não passa por ele como nos convencionais, que pode ser percebido quando ele esquenta se andarmos muito devagar com o carro. O acelerador digital somente manda sinais de controle para o computador na pista de ligação, indicando quanto apertado está o gatilho ou quando o botão extra está pressionado. O computador interpreta este sinal e manda uma mensagem encapsulada (codificada) para os trilhos da pista.  Esta mensagem digital (sinais binarios) incluem um endereço em seu cabeçalho e são repetidas muitas vezes por segundo.Os carros conectados à pista pelas cordoalhas de contato do guia, possuem um chip conectado entre o guia e o motor. Uma vez configurado o acelerador em relação a um carro, esse chip só aceitará essas mensagens se forem destinadas a ele e descartará as mensagens que não tiverem seu endereço. Mensagem aceita então o chip obedecerá o comando e por ter uma freqüencia de muitas vezes por segundo, não haverá atraso nas respostas.


A diferença entre os sistemas reside em como funciona a mudança de pista. De maneira geral o carro comanda esta mudança: ou manda um sinal de LED para o desvio à frente, ou aciona uma extensão plástica no guia ativando o desvio, etc. Outras diferenças são no modo que são computadas as voltas na linha de chegada, qual carro está na frente, estratégia de competição (pitstop para abastecimento, comportamento de freio com tanque cheio, velocidade com tanque vazio), setup dos carros, e outras coisas que irão ainda aparecer!

No próximo post sobre Autorama Digital começaremos com o sistema da SCX.

Se você não leu os posts anteriores clique abaixo:
Autorama Digital - 1

6 comentários:

  1. Parabens pelo trabalho e a descrição detalhada sobre o autorama digital. Tenho uma pergunta: - Dizem que os carros do analógico não são compatíveis com o autorama digital, isso ficou claro por causa do chip, mas queria saber se carros digitais rodariam em autoramas analogicos. Grande abraço e parabens mais uma vez, estou ansioso pelo próximo número.

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  2. Caro mandrake1 tentei acessar seu blog ou localizar um email para entrar em contato e não consegui.
    Vou colocar a resposta para sua dúvida no próximo post sobre Sistema digital para que você possa ver!

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  3. Parabéns pelo blog.Minha pergunta : carros digitais da NInco ou Scalextric, podem rodar nas pistas digitais da SCX ?

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  4. Bom dia

    Qual as maras deautorma digital vc me recomenda? fiz uma pesquisa e ahoq pode sr scx mas é também o mais caro, tem outra alternativas boas que possam também adqurir acessórios separadaemnte? moro em Florianopolis SC obrigado

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  5. Meu amigo, me tire uma duvida que tenho a tempos:
    Como pode nos dias de hoje, não ter sido criado nenhum tipo de tecnologia de "autorama" parecida com o da TCR da trol? Não acho interessante mudar de pista apenas quando eu tiver trilhos que me possibilitem isso. Gostaria de poder encostar o meu carro na lateral do meu adversário e , literalmente tirá lo da pista.No antigo TCR ( que é da decada de 70 creio eu) isso podia ser feito. Não entendo como ninguém criou algo semelhante, pois do jeito que esses autoramas digitais são, me da a impressão ser mais "trens" que correm em trilhos e mudam apenas em locais pré determinados para isso. Obrigado

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  6. Gostei muito, gostaria de saber como adquirir ?

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