terça-feira, 20 de outubro de 2009

Autorama Digital - 1



Muitas dúvidas tem surgido com referência aos novos autoramas digitais: precisa de computador? É um video game? É compatível com o que já temos? Dá para correr pela Internet? Enfim todas as dúvidas que podem vir do termo "digital" chegam a mim. Resolvi postar uma pequena série onde tentarei por ordem nestas idéias e ajudar quem decidiu dar um upgrade em seu sistema atual.



Antes vamos deixar claro que o termo "Autorama" é uma marca registrada da Brinquedos Estrela e devido sua popularidade, passou a designar este brinquedo e hobby em geral. O termo correto em português é "Automodelismo de fenda" devido os carrinhos possuirem um guia que uma vez encaixado numa fenda mantém a tragetória da pista. Em inglês Slot car (slot = fenda). Neste blog adoto qualquer uma das designações dada a linguagem informal deste texto.

Vocês devem conhecer o sistema que aqui no Brasil a Trol lançou como TCR. Os carros não possuem guias e a pista não tem fenda; então não é slot car nem automodelismo de fenda... Mas eu chamo de autorama TCR mesmo não sendo da Estrela! Como podem perceber, o eu uso Autorama em geral para qualquer carrinho elétrico que anda numa pista controlada pelo acelerador.



Sistema Digital

Desde a década de 60, quando o autorama se popularizou, a maior evolução se deu agora com o sistema digital. O autorama clássico indica que para cada carro existe uma fenda só utilizada por ele e controlada pelo piloto desta. Isto quer dizer que caso um segundo carro caia nesta fenda, será controlado também pelo piloto desta fenda. Para passar de dois carros devemos acrescentar mais fendas. Isto implica em um pequeno problema: como para ter um autorama para 8 carros precisamos de oito fendas, a pista se torna muito larga, bem diferente das pistas reais e nas curvas, a distancia percorrida pelo carro de dentro é bem menor que o da pista externa. É por essa razão que nas corridas temos várias baterias, onde se alternam as fendas para uma justa competição.



Com o advento do autorama TCR, slotless, sem fenda, a pista para dois carros pode ser compartilhada por qualquer carro. O controle possui um comutador de pista possibilitando o piloto escolher a pista interna ou externa que quer trafegar. Este sistema trás a emoção de uma ultrapassagem e o realismo de dois carros andando um atrás do outro. Existe ainda a possibilidade de um terceiro carro, Jam Car, conhecido como trapalhão. Este anda na pista independente de controle e cria uma dificuldade a mais para ultrapassá-lo.



Já o sistema digital significa que você pode ter múltiplos carros na mesma fenda e a possibilidade de trocar de pista para ultrapassagens. Cada piloto controla seu carro em qualquer pista que esteja. Devem existir pistas especiais onde o piloto pode trocar de pista acionando um comutador no acelerador. Mas não é só isso. O sistema digital obriga a um novo conceito de corrida mais realista no sentido de ter que planejar uma ultrapassagem e manter-se atrás de outro competidor com segurança. Existem vários tipos de acordo com cada fabricante e nos próximos posts iremos descrevê-los e  desvendar seus fundamentos.


Um comentário:

  1. Boa tarde parabéns pelo esclarecimento,com seu post ja tirou varias duvidas porem como faço com o terceiro fio o do freio, so pode nos explicar a ligação na pista?
    Se pude me ajudar agradeço muito.

    Ricardo

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