terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ferrari Can Am 612 - Aurora AFX - HO



Aurora - AFX - Ferrari Can Am 612 escala HO - produzido de 1971 a 1974

Em 1970, Derek Brand deixou a Aurora constrangido pelo estilo de administração da Nabisco; eram tantas  reuniões que tiravam seu prazer de criar! Este inglês nascido em 1926, emigrou pra os Estados Unidos em 1948 e é considerado o "Pai do autorama HO".

O sucessor de Brand, o alemão Walter Moe, nascido em 1937, trabalhava na Aurora desde 1968. Moe, conhecedor da filosofia administrativa da Nabisco, aproveitou a alta nas vendas dos pequenos "slot cars" e o consequente aumento na verba destinada a seu departamento de pesquisa, para provocar na cadeia de desenvolvimento de produtos e novos conceitos uma "nova era": o AFX (Aurora Factory Experimental).

Esta tarefa foi levada pelo jovem Jim Keeler, que com apenas 30 anos recebeu a incumbência de desenvolver novos carros capazes de bater a concorrência (lê-se Tyco pro) mantendo o preço do produto baixo o suficiente para o grande mercado, riqueza de detalhes nas carrocerias, alta velocidade, facilidade de pilotagem e razoável durabilidade.

Este novo produto foi batizado de A/FX e em 1973 passou a ser designado por somente AFX. O primeiro lançamento foi a Ferrari Can Am 612 que contava com o novo chassis conhecido como "non magnatraction".





Este chassis tinha como características os pneus super largos de esponja, carvões com 84% de prata, contatos prateados super leves, rodas dianteiras independentes, abolia o uso de parafusos para acoplar a carroceria (encaixe), rodas com aparência de esportivas magnésio, chassis auto lubrificantes (nylatron) e centro de gravidade baixíssimo.


Existem em 3 cores: amarelo, azul e vermelha, com e sem aerofólio. Variações como o detalhes de pintura no bico e traseira, numeral vermelho ou roxo (para a amarela) e nas laterais sem número, sob o código 1751.

Sob o código 5851, foram produzidas em vermelho e amarela (números em vermelho), sem aerofólio e com chassis Magna Steering com e sem guia. Estes eram distribuídos com os sets Scre-e-echers a partir de 1976. Estes sets eram movidos a pilha, o chassis tipo G-Plus era parafusados na carroceria e possuíam o eixo dianteiro esterçante. Inicialmente não possuíam guia mas, como não funcionavam a contento, nova versão foi lançada com guia!

  


3 comentários:

  1. Legal seu blog de autorama! Aqui em casa todo mundo curte, trouxemos de viagem um carrinho para vender, está em http://www.replaybrecho.com.br/wp/loja/autorama-scalextric/
    Caso interesse.
    Abs,
    Carol

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  2. saudaçoes
    tenho este carro e mais 130 da aurora que ganhei quando tinha 10 anos ,de uma tia que morava nos eua e trabalhava na aurora
    ainda hoje brinco com eles com meus netos

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