sexta-feira, 23 de abril de 2010

Slot cars HO da Aurora - 1



Os primeiros carros HO que tive em minhas mãos na década de 60 foram da Aurora: um Ford GT e uma Corvette Stingray. Não podia fazer idéia naquela época do fascínio que esta marca iria me proporcionar. Os anos se passaram e outras marcas vieram, inclusive a Estrela que produziu esta escala por aqui, mas um lugar especial sempre estará reservado para a Aurora, em minha estante e lembrança.

A Aurora Plastics Corporation iniciou suas atividades em 1950 na 62ª street no Brooklyn produzindo utensílios de plástico sob encomenda, principalmente para comerciantes de jóias. Contando com cerca de uma dúzia de funcionários, logo passou a comercializar baratas capas plásticas e "Arco e Flecha" de brinquedo.


Em 1952 a Aurora tomou um rumo diferente investindo na produção de kits plásticos populares de aviões. Adotando uma estratégia de marketing diferenciada, a Aurora obteve grande sucesso vendendo seus kits em grandes cadeias de lojas ao invés de se restringir às casas especializadas em hobby. Os kits da Aurora se tornaram na década de 50 um dos hobbys favoritos dos garotos americanos.

Esta foto pertence à Sra. Mary M. Basile, filha do último proprietário da Aurora, Gennaro Giammarino, 1954.

Nesta foto, da esquerda para a direita, nó vemos os quatro fundadores da Aurora: Gennaro Giammarino, John Cuomo, Joseph E. Giammarino e Abe Shikes.

Shikes nasceu na Rússia em 1908 e emigrou para a América em 1920 indo trabalhar no ramo de bijuterias. Sempre teve bom faro para descobrir produtos de venda fácil. Fumante inveterado, este baixinho de fala rápida foi o homem de "frente" na empresa. Abe se tornou presidente da corporação quando se mudaram da 62ª street, Brooklyn para West Hempstead, Nova York.


Joseph Giammarino, nasceu no Brooklyn, sua família comercializava jóias e sua personalidade combinava e complementava perfeitamente com Shikes: reservado e homem de poucas palavras. Seu temperamento o levava a preferir manusear maquinas a lidar com pessoas. Possuia conhecimentos de engenharia elétrica que se tornaram úteis no processo de produção e manufatura da fábrica. Nada deixava a fábrica sem a inspeção de Joe, um perfeccionista ao extremo.


Gennaro e seu  irmão Pasquale (pai de Joseph) vieram da Itália em 1920 e em 1950 ajudou a fundar a Aurora como uma pequena porcentagem. Discreto mas muito trabalhador pegava no pesado muitas vezes das 17 horas até o amanhecer.

Os sócios iniciaram em 1950 a empresa com auxílio de parceiros capitalistas que em 1952 solicitaram sua retirada, forçando a reestruturação do negócio e a entrada do italiano John Cuomo como sócio minoritário e gerente de vendas. John era um vendedor nato, capaz de vender qualquer coisa para qualquer pessoa e logo passou a ser o contato da Aurora com representantes, distribuidores e agências de publicidade.


A grande demanda pelos kits de plástico da Aurora levaram a empresa a crescer e em 1953 se mudaram para a Estrada Vale das Cerejas, 44 - West Hempstead - Long Island, onde permaneceu por toda sua história. Em Long Island sua linha de produção aumentou: Kits de ferreiro para a gravação em placas de cobre, Kits de radio e cristal de freqëncia para aeromodelos e, em 1959, aeromodelos prontos para voar.

No próximo post a compra da K&B e a introdução dos brinquedos elétricos em 1960.


Para conhecer mais sobre o os antigos produtos da Aurora de plastimodelismo visite o site da Schnauzer clicando aqui.


Para adquirir antigos kits plásticos da Aurora clique aqui.

Um comentário:

  1. Muito boa matéria sobre a AURORA. E pensar que há alguns "anos" passados, tinhamos estas preciosidades em mãos.
    Este site para compra de kits "olds" é fora de série, é preciso ter um controle para não estourar a conta.

    ResponderExcluir