domingo, 1 de novembro de 2009

Jornal Primeiramão e os Faller HO



Quando começou a circular o jornal Primeiramão no início da década de 80, ficou mais fácil de conseguir material antigo de autorama para aumentar a minha coleção. Nesta época, o mini acervo contava com os carros que eu usava desde criança, Estrela, Revell e Monogram na escala 1:32, alguns HO nacionais e muitos Aurora e Tycos que amigos traziam em suas viagens. Certa vez o Petit da importadora Freebook me trouxe cerca de 30 modelos de uma só vez direto de NY. Foi uma alegria! Autorama HO em loja só na Alfredo Lupatelli na Rua do Seminário, 165 1º andar - SP, onde está até hoje.



Inicialmente eu utilizava o Primeiramão para achar vendedores aqui em São Paulo e assim consegui sets e modelos antigos. Muitas vezes acompanhado pelo meu amigo de infância Sidnei da Brinquedos Raros, garimpávamos alguns HOs que não conhecíamos ao vivo. Até mesmo revistas especializadas eram de difícil acesso. Primeiro comprávamos na banca do aeroporto de Congonhas e depois passei a conseguir algumas com o próprio Petit (na época especializado em Underground).



Algum tempo depois, na contracapa, o Primeiramão passou a trazer um cupom que dava direito a um anúncio internacional. Meu horizonte se abriu; semanalmente postava anúncios propondo trocas por modelos da Estrela. Com um colecionador da Alemanha, recebi a proposta de trocar alguns Estrela HO, mesmo estando em péssimo estado, por alguns Faller novos. Aceitei na hora. Meu penpal automodelista me mandou também cópias de todos os catálogos que tinha da Faller. O sistema que usava para remeter (petit paquet eu acho) era precário; de 40 a 60 dias de espera. Não podemos esquecer que nesta época era proibida as importações e a alfândega poderia "confiscar" o que bem entendesse.



A Faller, indústria de modelismo Germânica, em 1963 lançou seu primeiro slot car na escala HO (1:87 aproximadamente). Existiam dois modelos: um com motor mais manso para complementar maquetes de trens e trabalhar em velocidade baixa e constante, e outro mais forte para competições. Logo seu catálogo passou a apresentar vários itens de decoração de maquetes de corrida como Boxes, Torres de Cronometragem, Arquibancadas, etc. Para maquetes urbanas também apresentou novidades: postes iluminados, cruzamentos, postos de serviço, etc. Sua produção continuou até 1985 quando sobreviveu somente na parceria Faller-Aurora.





Agora os carros ganharam novos pneus de silicone e faixa branca e os originais foram guardados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário