quarta-feira, 4 de novembro de 2009

F1 Collection - 1



Alfa Romeu 158 de Juan Manoel Fangio 1950. Este carro foi comprado no bairro de Flores, Buenos Aires - Argentina. Dois modelistas, pai e filho, produzem em Lexan esta carroceria e o piloto tem os braços móveis!



A Alfa tinha 8 cilindros em linha e 1500cc com compressor.



Na primeira corrida do Campeonato Mundial de F1, em 13 de maio de 1950, quatro Alfas 158 cruzaram a linha de chagada na frente.

 

Em 1907, Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão e Alexandre Darracq, fabricante de carros francês fundaram a companhia "Darracq Italiana", que começou a produzir automóveis Darracq em Nápoles. Com o fim da parceria, Stella, com o financiamento de outros investidores italianos moveu a linha de produção para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão, mudando, na ocasião, o nome da empresa para ALFA - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. (Fonte Wikipédia).



Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a I Guerra Mundial. Munição, motores e peças para aviões, geradores e compressores baseados nos motores de carros anteriormente produzidos e até locomotivas foram produzidas pela ALFA durante a guerra. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, e a fabricação de carros foi retomada em 1919. Em 1920 o nome da empresa foi alterado para Alfa Romeo. (Fonte Wikipédia).



Em 1923, o então piloto da equipe Alfa Romeo, Enzo Ferrari, convenceu Vittorio Jano a abandonar a FIAT e substituir Giuseppe Merosi na equipe de design da Alfa Romeo. Em 1928 Nicola Romeo abandonou a empresa, quando esta foi à falência. Em 1933 a Alfa Romeo sofreu uma intervenção do Governo italiano, que passou a ter o controle da empresa. A Alfa Romeo passou a ser um instrumento da Itália de Mussolini, um Emblema Nacional. (Fonte Wikipédia).

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