sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Peregrinação a Balcarce - 2



A Maserati 250F foi desenvolvida em 1953 a partir da A6GCM de 6 cilindros, para se adequar ao novo regulamento de 2,5 litros sem compressor, e logo obteve 2 vitórias com Fangio em 1954. Seu motor era  alimentado por três Weber duplos horizontais, duplo comando de válvulas no cabeçote, dupla alumage e virava 8.000 rpm rendendo então 270 hp. Mas logo foi superada pela Mercedes W196 e pela Lancia D50, mais sofisticadas. Em 56 foi redesenhado o chassis identificado como T2, mais leve, mais curto, com novos tanques de combustível e panelas de freio maiores. Foi com este carro que em 1957 Fangio conquistou seu pentacampeonato aos 47 anos. Ele já havia sido Campeão do Mundo de Formula I quatro vezes , em 1951 pilotando uma Alfa Romeo , 1954 com Maserati e depois Mercedes Benz , em 1955 com a Mercedes Benz e 1956 com a Lancia Ferrari. No museu podemos apreciar a bela máquina por baixo da carroceria.


Na versão reeditada da Scalextric, a carroceria é fiel à antiga e confeccionada em lata.




A tradicional fácrica de carros antigos de F1, Cartrix, possui três versões da Maserati 250F, a do Fangio de 1957 (foto), a de 56 pilotada por Francisco Godia e a de 57 pilotada por M. Gregori de cor azul.



Fangio no GP da Itália, autódromo de Monza

 




Clique nas imagens para ampliá-las.





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