quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mini Scalextric e a limpeza da pista




Confesso que fiquei muito impressionado com a performance dos carros Hornby Mini Scalextric compatível com os sistemas HO. Coloquei para rodar no slotódromo que utiliza pistas Tomy e foi muito rápido, macio e resistente (a violentas saidas da pista). Uma coisa que me chamou a atenção é o contato diferente das outras marcas desta escala: cordoalhas como nos carros maiores (acima) ao contrário dos contatos de metal dobrado (abaixo).



Estes contatos de metal rígido desgastam rapidamente e criam sulcos que desestabilizam o carro nas curvas e quando furados perdem o contato com os trilhos da pista. Necessitam de constante limpeza e para isso eu utilizo um disco de polimento no meu Dremel (micro retificadora) comprado no eBay de um especialista em HO: tubtrack.





Existiu também um guia semelhante ao de escalas maiores nos TycoPro que surgiu na década de 60. Na falta da fina folha de metal para reposição, alguns modelistas utilizavam cordoalhas como alternativa.

Agora a curiosidade é que os carros da Horby com suas cordoalhas são imunes à pistas oxidadas. Explico: quem está acostumado a andar de HO sabe que depois de longos tempos de inatividade, os trilhos ficam levemente oxidados e se colocarmos um carro para andar ele trava a todo momento. A solução é limpar os trilhos metálicos antes de usar. Eu costumava passar de leve uma lixa 500 ou 600 para metal e retirava depois a poeira metálica com um pano úmido de removedor, fluido ou até uma escova seca. As fábricas recomendam a utilização de borracha para evitar o desgaste prematuro dos trilhos.



 

A Aurora possuia um produto pouco abrasivo para a limpeza das pistas.



Existe também kits de limpeza com produtos que além de serem pouco abrasivos, não atacam o plástico e aumentam a passagem da corrente elétrica.



É bem conhecido também (e raro) os carros da Oscar track cleaner. Eles imitam carros reais que eram utilizados para varrer as pistas de F Indy na América e tem na sua parte inferior uma lixa leve e uma flanela que pode ser embebida com produto de limpeza. Atualmente são utilizadas carretas com uma turbina de avião que ajuda a secar a pista na F Indy também.




Eu tenho um acessório onde encaixo um chassis e ele faz a mesma coisa que o Oscar. Na frente tem um pequeno pedaço de lixa fina e logo atrás um tecido onde podemos pingar um líquido que retira a limalha e auxilia o contato elétrico.



Os Hornby com cordoalhas não só andam normalmente nas pistas oxidadas como acabam por limpá-las dispensando o uso dos produtos acima. Basta algumas voltas com eles e depois pode usar seus carros clássicos sem nenhum problema!



Não pense que só a escala HO sofre com este problema, as pistas 1:32 também costumam pedir alguma mantenção neste sentido. O Zico e o Lélio costumam usar WD40 nos trilhos de sua Interlagos antiga SCX. Existe também produtos especiais para isso. Eu inclusive já tive que polir o metal com o Dremel tal era a oxidação de pistas muito antigas; e funcionou!



2 comentários:

  1. Afonso, boa noite.
    Tenho um Autorama Car Racing da Estrela. O problema é que os carrinhos perderam a aderência, tendo em vista que a pista metálica está oxidada em razão do tempo. Não sei onde encontrar os produtos sitados na sua matéria, logo gostaria de saber se só passando uma lixa no trilho já resolve o meu problema?
    Abraço,
    Leandro Santos

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    1. Caro Leandro
      A perda de aderência deve ser causada pelos pneus traseiros estarem ressecados. Os trilhos metálicos oxidados causariam falha no contato elétrico. Evito sempre que posso de passar uma lixa, mas quando não temos outra possibilidade, utilizo uma de gramatura 500 para cima! Os produtos que refiro em meus posts são comprados pelo Mercado Livre e eBay, quando não consigo encontrar nas lojas especializadas.

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