segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Evaldo de Almeida



Navegando pelas fotografias antigas no site da Shelby deparei com esta rara foto do Evaldo de Almeida, sem dúvida o nome mais importante do slot car no Brasil. Eu ainda tive a oportunidade de encontrar com o Evaldo por várias vezes, antes de nos deixar para sempre, quando ia acelerar um pouco na Shelby. Sempre tranquilo e simpático, Evaldo atendia a todos com sua fala mansa e respondia às perguntas baixinho como se confessasse segredos bem guardados. O Luis Carlos certa vez me mostrou uma revista, GSR Magazine eu acho, onde em uma matéria histórica, o nosso "pai do autorama" era reverenciado internacionalmente. Foram mais de 50 anos dedicados ao hobby, nome presente no início do Autorama Estrela e fundador da lendária Scorpius.



Numa das conversas com Evaldo na Shelby, contei que ele também foi um dos responsáveis pelo meu gosto por esse hobby, e por acaso. Explico: quando tinha cerca de 5 ou 6 anos, minha mãe me colocou para aprender a nadar no DEFE - SP e lembro que, num dia chuvoso, o professor colocou as crianças para se exercitarem no ginásio onde algumas pessoas testavam uma estranho brinquedo com carrinhos que andavam numa pista! Soube depois que ele estava envolvido neste evento. Fiquei tão maravilhado com este brinquedo que fiz meu pai comprar um para mim. Custava bastante caro e meu pai fez sacrifício para comprar o meu primeiro Autorama. Era o set mais simples, oval, com duas corvetes (uma amarela e outra vermelha), rosca sem fim, aceleradores vermelhos, pistas cinza claro e guardrails de difícil montagem. Não existia plugs para as ligações elétricas e para isolar as emendas dos fios do transformador e acelerador vinham uns tubetes como canudos de plástico cortados.



Este Autorama continuou em uso por mais alguns anos sendo incrementado com pistas cinza-escuras (com faixas pintadas) de amigos. Na fotografia acima feita por mim por volta de 1968, aparece um Mustang e um Ford GT, ambos da Estrela, e os dois tipos de pista formando uma chicane. A fotografia não possui qualidade técnica pois foi tirada com minha Kodak Rio 400!



A Shelby costuma promover anualmnte um revival em homenagem a Evaldo de Almeida sob a denominação de Encontro de Carros Antigos de Autorama Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário