quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aceleradores para HO


Os aceleradores que vem com os sets não são apropriados para um uso mais intenso. Quebras de mola, resistencias queimadas e funcionamento não satisfatório para a ampla gama de marcas e tipos de carros são constantes. Quando a mola se quebra por excesso de uso, temos que abrir o acelerador para a substituição, mas alguns aceleradores são colados e é difícil abrir sem danificar o plástico. Quando a resistencia se parte, devido em grande parte ao calor gerado pelas velocidades médias constantes, o conserto fica mais difícil: temos que aplicar um pingo de solda na tentativa de recuperar o contato no fio da resistencia. Mais complicado é quando seu acelerador só aciona o carro no fim do curso ou já inicia o movimento em alta velocidade, ambos casos dificultando a pilotagem. Isso se dá pois os motores tem amperagens diferentes obrigando a usarmos resistencias de capacidade diferente.
Eu solucionei este problema adquirindo 2 aceleradores Parma conforme foto acima. Para carros mais antigos (Aurora Thunderjets, AFX e antigos Tyco) uso o de 90 Ohms. Para os modernos (G-plus, Mega Plus, Life like, etc) o melhor é de 60 Ohms.
Outro probleminha e quanto ao conector para a pista de ligação. Eu emendei um conector retirado de um acelerador queimado e mentive o plug original, possibilitando ainda o uso em pistas tipo profissional.
Finalmente outra possibilidade é adquirir um acelerador eletronico que costuma funcionar bem com todos os motores, mas isso é assunto para outro dia....

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