segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Scalextric 2011


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Não posso deixar de lembrar o primeiro autorama 4 pistas que vi numa vitrine há muito tempo atrás. Se não me engano foi um lançamento da Estrela na época de Natal. Fiquei maluco. Como tinha passado de ano me candidatei a ganhar este presentão. Fui desencorajado pois o brinquedo custava muito caro. Quando chegou o Natal, para minha surpresa, estava lá o caixotão com 2 Mustangs e 2 Fords GT! Será que a garotada hoje gostaria de ganhar este set acima? São 6 carros andando juntos com ultrapassagens e tudo mais.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Notas sobre o falecimento de Jim Russell



O fim de 2010 foi uma correria para mim. Muito trabalho, um pouco mais de atenção para a família no período de festas e preparação da merecida viagem de férias em Janeiro. Muita coisa ficou para depois...
Uma das coisas que ficou para depois foi o blog, particularmente esse post (ou seria esse post-mortem) sobre a morte de Jim Russell em 12 de dezembro passado, após um longo período doente.

Considerado uma lenda do slotcar, foi grande incentivador do hobby, membro da "velha escola" das competições de slot e fundador da empresa Russkit, especializada em produtos para autorama.



Em um fim de semana de 1959, um amigo mostrou para Jim seu novo hobby: corridas de slot car! O encantamento foi imediato. Em meados de 63, Jim abandonou seu emprego e se dedicou integralmente ao hobby, fundando a American Russkit Company. Contam que seu primeiro produto foi criado incidentalmente ao envernizar uma mesa com o verniz Behr e ao respingar sobre um de seus carrinhos notou que o resultado era interessante: o Russ-Cote.




Foi responsável por varias inovações como as primeiras carrocerias de bolha (vacum-formed) para diminuir o peso e aumentar a performance, o pêndulo de guia, chassis com peso balanceado, um Jig ajustável para a construção de seus próprios chassis, patenteou o acelerador tipo gatilho, a maleta-box para transporte de carros, peças e ferramentas, carros RTR com tração nas quatro rodas, dois motores e as famosas "viúvas negras (black widow) entre tantas outras novidades.




Manteve também uma equipe de competição vencedora, patrocinada pela sua marca.


Em 69, Jim fechou a empresa e vendeu todo seu estoque para pagar débitos. Chuck Dicker da Aurora convidou Jim a trabalhar com eles em NY e vender a patente do seu acelerador. Jim pagou todas as dívidas e ajudou a Aurora no projeto AFX e no fantástico chassis G+!