quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Newsletter da Top Slot & Trains



Na abertura da newsletter de 18 de agosto, a Top Slot 'n' Trains nos conta que a NSR está lançando um set Edição Limitada com os dois Ford GT40 ganhadores da Le Mans: o MKII #2 vencedor em 1966 pilotado por Bruce McLaren e Chris Amon, e o MKIV #1 vencedor em 1967 pilotado por Dan Gurney e A. J. Foyt Jr.

Eles estão aceitando a pre-order e como sempre, devido o desconto e a seriedade da Top Slot, costuma acabar logo. Acho que vou nessa!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Peterson Automobile Museum - Slot Car 4

Neste último segmento, outra lenda do slot car norte americano John Cukras acompanhado por Mike Steube, considerado um semi-deus e incentivador de inúmeros praticantes de corridas desta modalidade!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Peterson Automobile Museum - Slot Car 3

Neste terceiro segmento participam Keith Tanaka (considerado uma lenda do slot car norte americano) e o proprietário da  Electric Dreams Scott Bader.

domingo, 15 de agosto de 2010

Peterson Automobile Museum - Slot Car 2

Agora com a palavra Stephen Farr-Jones do Farrout Slot Racing Club, responsável pelo evento!

sábado, 14 de agosto de 2010

Peterson Automobile Museum - Slot Car 1

Série produzida por Electric Dreams, neste primeiro segmento uma apresentação do evento que aconteceu em 24 de julho de 2010, na sede do museu em Los Angeles. Uma infinidade de pistas e carros de todas as marcas e idades, colocados num único local pelo Farrout Slot Car Club, patrocinados pelas maiores marcas do setor e em prol da MSFriends (entidade que ajuda os portadores de esclerose múltipla).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A última foto antiga de J. C.



Nesta foto de 10 de maio de 1945, um exemplo de gasogênio usado na época da guerra!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Newsletter da Hot Slots 132



Chegou em minha caixa postal dia 10 de agosto as novidades do Jim Corley da Hot Slots 132.  Quem assina este newsletter é o Brent e nos conta que já tem em seus estoques os novos carros da Carrera: McLaren M20 1972 (acima) e o Porsche 917/30 Sunoco Porsche Audi 1973 (abaixo) entre outro.


Brent está muito contente com o novo local da loja (Illinois) e com a chegado do frio espera ter boas vendas.


Esta semana deve chegar da Fly a Lolla T70 Targa Florio de 1969. Aguardem.

Mais uma antiga



Mais uma do Skoda de J. C. em 1953. Este foi seu primeiro carro!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mais uma fotografia antiga



Nesta foto de 1953, o Skoda de J. C. Ampliei a imagem (voce pode fazer o mesmo clicando nela) e li Sandolandia! Na época Mato Grosso, hoje Tocantins. Que J. C. estaria fazendo lá e como foi a viajem até Mato Grosso de Skoda? Vamos perguntar para ele.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mais uma foto antiga



Nesta outra foto, Gabriel, o irmão de J. C., posa ao lado de seu Sinca na Rua Livrament - Paraiso - SP.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma amostra de nossa terça em família

Mais uma fotografia antiga



Mais uma do J. C. Um Fiat 500 Topolino que pertenceu ao seu irmão Gabriel. Notem o teto "solar" e, nesta foto tomada em agosto de 1956, vemos a Rua do Livramento (Paraiso - SP) na direção da Rua Dr. Luis Gottschalk. Mais um detalhe ainda, o sobrado que aparece entre os dois carros é onde atualmente funciona a "Brinquedos Raros" do Sidnei Diana, especialista em restauração de brinquedos antigos, inclusive Autorama!

Tudo parecia uma quinta-feira qualquer...

... quando ao final do expediente dou uma geral nos e-mails e lembro que o Fernando da Spades está promovendo mais uma reunião de lançamento no Bar do Santa. Desta vez é a "My Beauty Queen", uma Harley-Davidson customizada com largos pneus dianteiros que você pode ver em http://afonsoroperto.blogspot.com/2010/07/my-beauty-queen.html. Como ainda tenho cerca de 4 horas livres decido andar de slot antes de me dirigir para o Rua Fidalga.

No sábado anterior, 24 de julho, durante o Rally anual da Shelby, fiquei de levar para o Luis as 8 carreteiras argentinas para ele ver, então liguei para o Rogério para checar se estaria por lá. Negativo; o Luis não iria. O Mosca aproveitou para me convidar a andar na pista superior do rally, pois somente iria desmontar na segunda-feira dia 2 de agosto. Fiquei tentado, mas declinei, pois não tenho carros desta categoria para avaliar a pista satisfatoriamente. Posteriormente vi que o Fernando Hiperfanauto no seu Blog http://hiperfanauto.blogspot.com/ publicou o post "TIRANDO A FERUGEM DOS DEDOS" onde descreve muito bem essa experiência.

Como estou precisando de uma pista SCX digital para completar meu circuito, decido ir para a Monza, pois sei que o Toninho tem uma boa variedade desta categoria. Para andar, a Mc Laren M23 e o Viper da Scalextric,  o Shadow da Vanquish e o Punto da NSR.


Comecei  colocando o Shadow na pista vermelha. Este carro anda suave e rápido em pistas caseiras mas na Monza (pista da frente) ele voltou a apresentar o mesmo problema que na Shelby (pista superior): os pneus traseiros rodam em falso. Quando andei na Shelby atribuí o problema à sujeira excessiva na pista (ver http://autoramabr.blogspot.com/2010/06/quem-conhece.html); estava errado. O sistema de diferencial no eixo traseiro faz com que uma das rodas traseiras ao perder ligeiramente a tração, receba todo o torque do motor o que a faz girar em falso em alta rotação, não retomando mais o grip necessário! O Toninho e o Poppi bem que avisaram: para andar bem teria que colocar eixo rígido na traseira... Rodei cerca de 57 voltas, sendo a melhor em 10,103s quando a roda treaseira esquerda resolve seguir uma trajetória própria o protótipo sai rolando pela pista. Fora o retrovisor que foi recolhido e guardado, o carro nada sofreu.

Coloquei o F1 Mc Laren M23 na pista e depois de 108 voltas não consegui baixar de 7,6071s na pista vermalha. Como na pista central já tinha conseguido 6,8139s, atribuí o fraco desempenho à pista vermelha (extremidade).

Bem chegou a hora de checar a performance do Viper com e sem pneus de silicone. Após 113 voltas com pneus originais e melhor volta em 8,5861s, coloco os pneus Scalextric de silicone e em apenas 15 voltas baixo o tempo para 7,5518s  apesar da trepidação. A partir daí  o carro começou a perder rendimento. Noto que o pneu laceou e as rodas giram em falso. O Poppi me disse que teria de colar os pneus, pois os de silicone costumam lacear mesmo, só que já era tarde deveria ter colado antes de usar...Ehehehe dancei!

Die mais umas voltinhas com o Punto e fui para o Bar do Santa conhecer a "rainha".

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fotografias de presente



Sabendo de minha paixão por fotografia antiga e carros de corrida,  meu amigo (e amigo de meu pai) João Carlos Pesce me deu de presente algumas fotos antigas com carros da época. Vou compartilhar com vocês estas imagens sensacionais. Esta primeira série, provavelmente de setembro de 1955, são do autódromo de Monza. Clique na imagem para ampliá-la. Reparem que apesar da intenção principal do fotógrafo (Sr. Pierre, pai de J. C.) era de fotografar sua esposa Dona Lídia (na foto acima) no templo do automobilismo italiano, alguns detalhes se tornaram história! O reclame da Gilera na escadaria, o esquema do circuito na placa em primeiro plano e à esquerda uma Mercedes W196 entrando na pista  para treinar. Quem seria o piloto? Juan Manuel Fangio ou Stirling Moss?


Nos boxes, sob a segurança de Carabinieri, técnicos, mecânicos e curiosos aguardam a entrada do carro na pista.


Esta última foi batida por sua esposa, visto que Sr. Pierre aparece timidamente na foto. Ao fundo os boxes, torre e uma Alfa!

Obs:
J. C. me contou que as fotos são de 1958!