sábado, 31 de outubro de 2009

Player's Cigarrettes - 4


Tietagem explícita - 2



Bird Clemente comigo na Cantina Roperto

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Newsletter da Top Slots 'n' Trains - 29/10



Finalmente a Fly Slot Cars vai distribuir a Williams FW07. "Dedos cruzados" eles alertam pois faz um anos desde o anúncio deste carro. Os dois primeiros serão: a do GP da Inglaterra 1979 pilotado por Clay Regazzony e o Gaugemaster UK Marom de 1969. Edição limitada a 500 unidades. Eles alertam que o preço subiu bastante mas eles vão honrar as pre-orders já feitas (já dei esta dica neste blog).



Em primeira mão o novo carro da NSR  Professional Slot Cars. Quem conhece a marca sabe a qualidade artesanal destes modelos. Eles são fabricados segundo as normas perfeitas e a notoriedade de ser um dos melhores do mercado. A precisão e a qualidade é fantástica, assegurando que você obtenha o melhor desempenho possível. Atenção, este produto é destinado a pilotos profissionais e semi-profissionais para vencer competições! Mas pode ser utilizado em pistas domésticas também. Pre-order no site da Top Slots 'n' Trains

Essa vou colocar na porta do Slotódromo da Ganja Vianna


Tertre Rouge Racing Cars



Come é mesmo o negócio de uma "imagem vala mais que mil palavras"? Vejam mais uma:



E mais uma ainda:



Bem, depois dessas três mil e poucas palavras, o que me resta comentar é que são réplicas escala 1:32 feitas a mão para autorama. O site do artista é http://www.tertrerouge-racingcars.com/index.html.





Acima um exemplo do chassis, rodas e inserts utilizados nos carros.

Dakar 2009 Argentina e Chile - 9


Bem em frente ao Bar e Restaurante Cinema, esquina da Av. Cordoba com a Av. Callao, onde tomamos algumas varas (imenso copo) de chopps Kilmes, motociclistas apreciam a passagem dos aventureiros do Dakar. Até este mês de janeiro de 2009, na Argentina não era obrigatório o uso do capacete. Foi exatamente nesta época que saiu a proibição e ameaçavam: "sem casco te sacam a moto".

Player's Cigarrettes - 3


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tietagem explícita - 1




Da esquerda para a direita, Chico Lameirão, Jan Balder e eu, durante a comemoração do Centenário da Primeira Corrida da América Latina em Julho de 2008.

Você já viu isso? - 4

Suspensão independente, semi-eixos traseiros e rodas dianteiras esterçantes. Só falta andar...


Novos Nascar da Life Like HO



Os carros de Nascar não são exatamente os que mais gosto de colecionar, mas como a Life Like tradicionalmente só lança modelos desta categoria, acabei por trazer alguns para conhecer a marca. A performance é estonteante! A durabilidade também; certa vez montei um imenso oval de quatro pisatas e durante horas  muita gente acelerou forte (e bateu também). No fim da noite nenhuma baixa!



Decidi então acompanhar alguns lançamentos da marca e acaba de chegar os modelos 2008 e 2009 da série. No caso do Jeff Gordon #24, notamos os detalhes das carrocerias (da esquerda para a direita) o Monte Carlo de 88/89, o Monte Carlo de 2006 e o atual Impala de 2008/9 já com o pequeno aérofólio traseiro.



No caso do Jimmie Johnson #48, podemos notar as mudanças da versão antiga (esquerda) para a atual de 2009 com o aerofólio traseiro.



Vejam a diferença do escala HO (1:64) para o 1:32 SCX.

Alguns dados dobre a marca:
Life Like Racing
Divisão da Walthers
Considerada a nº1 em velocidade e estabilidade em curvas
Autentica escala 1:64
Tecnologia Max-traxx:
  • Eixo micro-balanceado
  • Magnetos centralizados
  • Pneus traseiros largos e de silicone
  • Magnetos para efeito solo
  • Induzido customizado para maior força

Player's Cigarrettes - 2


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Você já viu isso? - 3

Os primeiros carros da Estrela já esterçavam as rodas dianteiras. Os Fleishmann também. Muitos ainda o fazem: SCX, Fly, Ninco, etc. Mas esse é feito em casa!


Sessão da Tarde - 34



Ver a parte 1 deste programa
Ver a parte 2 deste programa

Autorama Digital - 2



Os vários sistemas digitais desenvolvidos pelas fábricas são incompatíveis entre eles; possuem protocolos e codificação diferente. Antes de decidirmos qual sistema adotar devemos levantar os prós e contras de cada um. Você também não poderá rodar seus antigos carros analógicos numa pista digital pois os novos carros terão que ter um chip de controle e possivelmente custarão mais caro! Mas os princípios de manutenção e acertos dos carros continuarão os mesmos pois continuarão governados pela voltagem controlada pelo acelerador do piloto. Alguns fabricantes permites que upgrades de antigos carros possam ser facilmente feitos com kits de conversão.

Fundamentos do sistema digital

Os componentes do sistema digital são os mesmos do sistema análogo, convencional: fonte de energia (transformador), pista de ligação, controladores (aceleradores), pista e carros. O transformador é bem semelhante ao tradicional mas o restante possui diferenças bem grandes entre os sistemas.



A pista de ligação é um elemento sofisticado e computadorizado. Ela distribui a energia pelos trilhos da pista como se fosse uma só e com o máximo de energia a todo tempo. 




O acelerador no sistema digital tem um botão extra acionado pelo polegar com a função de troca de pista. Pode ainda agregar outras funções: setup, pitstop (SCX), etc. Uma curiosidade é que no controlador digital, a energia não passa por ele como nos convencionais, que pode ser percebido quando ele esquenta se andarmos muito devagar com o carro. O acelerador digital somente manda sinais de controle para o computador na pista de ligação, indicando quanto apertado está o gatilho ou quando o botão extra está pressionado. O computador interpreta este sinal e manda uma mensagem encapsulada (codificada) para os trilhos da pista.  Esta mensagem digital (sinais binarios) incluem um endereço em seu cabeçalho e são repetidas muitas vezes por segundo.Os carros conectados à pista pelas cordoalhas de contato do guia, possuem um chip conectado entre o guia e o motor. Uma vez configurado o acelerador em relação a um carro, esse chip só aceitará essas mensagens se forem destinadas a ele e descartará as mensagens que não tiverem seu endereço. Mensagem aceita então o chip obedecerá o comando e por ter uma freqüencia de muitas vezes por segundo, não haverá atraso nas respostas.


A diferença entre os sistemas reside em como funciona a mudança de pista. De maneira geral o carro comanda esta mudança: ou manda um sinal de LED para o desvio à frente, ou aciona uma extensão plástica no guia ativando o desvio, etc. Outras diferenças são no modo que são computadas as voltas na linha de chegada, qual carro está na frente, estratégia de competição (pitstop para abastecimento, comportamento de freio com tanque cheio, velocidade com tanque vazio), setup dos carros, e outras coisas que irão ainda aparecer!

No próximo post sobre Autorama Digital começaremos com o sistema da SCX.

Se você não leu os posts anteriores clique abaixo:
Autorama Digital - 1

Player's Cigarrettes - 1


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você já viu isso? - 2

Antes de aparecer as réplicas que colocaram o motor na dianteira, mantendo a tração traseira para se aproximarem dos originais, os slotistas tinham que usar a criatividade e muita solda para criar seus modelos especiais.


Museu do automóvel "Sonhos dourados" - Canela - 6


Ford Fairlane 1958.

Carteirinha da UPA




Achei esta antiga carteirinha da União Paulista de Automodelismo. Devo ter tirado quando disputei o Paulista lá pelos anos de 1975 pois a foto é do alistamento militar. Tinha cabelo comprido mas para o alistamento éramos obrigados a prender disfarçadamente pois precisava aparecer a orelha...Quanto ao campeonato não me lembro a posição que fiquei!

Wills Cigarrettes - 6


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bom de braço e bom de dedo! - 8



Você já viu isso? - 1

É a primeira vez que vejo um induzido assim para autorama. Será que funciona?


Wills Cigarrettes - 5


domingo, 25 de outubro de 2009

Cinema na fenda - 1



Quem não se lembra da perseguição fatal (para os perseguidores é claro) no filme Bullitt. Interpretado por Steve McQueen e dirigido por Peter Yates, este Thriller de 1968 consagrou o Mustang GT nas telas correndo pelas ruas de São Francisco. Relembre a cena no youtube abaixo.



O modelo é fabricado pela Pioneer. Cnheça mais no site do fabricante: http://www.pioneerslotcars.com/index.html

Dakar 2009 Argentina e Chile - 8


Que estaria fazendo o piloto holandes Jurgen Van Den Goorbergh andando calmamente pela Av. Marcelo T. Alvear em frente ao Design Suites (minha base sempre que vou a Buenos Aires)? Estaria procurando sua  Honda CRF 450 X ou simplesmente necessitando de um pit stop no banheiro?

Wills Cigarrettes - 4


sábado, 24 de outubro de 2009

Xlot da Ninco. Quero também...



É um novo patamar de qualidade; o chassis tem regulagens completas e as carrocerias são extremamente detalhadas. Mas para que isso seja possível a escala é 1:28, a trasmissão é por correia dentada e o motor gira a 26.000 rpm com um torque de 290g/cm a 14,8v. Muito rápido e silencioso, esta série é a concretização do novo conceito da Ninco.



Saiba mais aqui, e compre um para você aqui.


Sessão da Tarde - 33



Ver a parte 1 deste programa

Wills Cigarrettes - 3


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Wills Cigarrettes - 2


Airton Senna



No estande da Fundação Airton Senna no Salão Duas Rodas - Anhembi - SP, estavam expostos os capacetes usados pelo campeão durante sua carreira e um macacão. Com os recentes lançamentos da SCX e Scalextric com o McLaren do Senna, reparamos que a pintura dos capacetes deixam muito a desejar. Vou detalhar os meus com referencia nos reais da época. Confiram:



MP4/7 Scalextric (o capacete menos detalhado)



MP4/8 SCX (o capacete melhor detalhado)


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Wills Cigarrettes - 1


Mega G é mega legal!




Um dos focos da minha coleção de HO é a Fórmula 1. Mas essa regra não é levada a ferro e fogo. Tenho vários Indy Cars, mesmo porque sendo esta escala mais difundida nos Estados Unidos, existem inúmeros carros antigos que vale a pena possuir. Por exemplo: da primeira série da Tyco, os da série "S" existe um Indy Car interessante na minha coleção.




Os lançamentos recentes dou prioridade aos de F1. Mas como viram no post do dia 13 de setembro "Mega G", não resisti a um Champ car Red Bull. Quando chegou não acreditei na qualidade da carroceria e performance. Como a série são de quatro Champ Cars, solicitei ao meu fornecedor Bud os outros três. Já chegaram dois.




São muito bem feitos e aconselho para quem gosta de fórmulas. Segue alguns dados sobre a série:
  • AFX Mega G fabricado pela Tomy Racemasters
  • 30% mais leves que outros chassis HO
  • O chassis é o mais baixo e fino já feito para HO propiciando mais realismo nas carrocerias
  • Centro de gravidade baixíssimo para fazer curvas em maior velocidade
  • Distância entre eixos maior propiciando carrocerias mais proporcionais
  • Muito veloz (preciso comparar com os Life Like)
  • Guia profundo de aço
  • Chassis em peça única, mais leve e resistente
  • Magnetos do motor em polímero dando 20% mais força que os de cerâmica
  • Magnetos de Neodymium para efeito solo
Esse novo chassis permite carrocerias com um nível de detalhamento e realismo jamais visto nesta ecala de 1:64.
(fonte:www.afxracing.com)

Obs: Este chassis não é compatível com nenhum modelo anterior de carroceria.

Museu do automóvel "Sonhos dourados" - Canela - 5


Cadillac coupe 1954 V8.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ogden's Cigarrettes - Bonus Extra